segunda-feira, 15 de julho de 2013

BC Turquezza Variedade Países - Volta ao Mundo



Bandeira Finlandesa imagem daqui

Como trabalho na área da educação, o país que quero conhecer um dia não poderia ser outro senão a Finlândia.
Entrei nessa profissão por um acaso do destino segundo alguns e na minha opinião pela providência divina, pois desde criança ajudando minha mãe na roça, quando ela me levava, ou mesmo trabalhando de doméstica ouvia frases como esta por exemplo: "que sonhos loucos tem essa menina!"

Ao me tornar pedagoga, é que pude entender e admirar ainda mais o trabalho das professoras que tive. E junto com a admiração veio junto a indignação sobre a desvalorização do professor em nosso país. Pensei que em algum lugar do mundo deveria ter professores valorizados por deixar um pouco de si em cada aluno, em cada comunidade onde ele atua como cidadão e pude ler sobre vários exemplos. O que mais me chamou a atenção foi a Finlândia. Pouco ou nada sei sobre essa nação, mas o pouco que li despertou em mim a vontade de aprender um dia o idioma e visitá-lo. Antes quero conhecer melhor o nosso país, pois até hoje só estive em quatro estados se incluir o que moro.

A felicidade de um povo não se mede apenas pelos índices de desenvolvimento humano, mas também pela forma em que seus habitantes são tratados desde que chegam ao mundo. Recentemente li um artigo em que descrevia um kit maternidade finlandês distribuído às gestantes que realizam pré-natal. Segue o link: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/06/130604_bebes_caixa_finlandia_an.shtml

Voltando ao assunto que iniciei há outros artigos que demonstram o cuidado dos governantes com o seu povo, não só os professores são valorizados, isso gera uma reação em cadeia, são alunos bem formados, profissionais especializados e com chances de serem bem sucedidos seja quais forem os objetivos de vida.
As imagens estão por enquanto armazenadas na minha imaginação, espero capturá-las num futuro não muito distante quando eu lá estiver.

Bjs
Sandra Mara

6 comentários:

Jô Turquezza disse...

Oi Sandra, venha participar da Blogagem Coletiva "Países"do meu Blog.
Leve esta postagem (pode colocar algumas fotos Google).
Achei muito interessante.
Obrigada.Beijos.

Unknown disse...

Uma pena mesmo o professor ser tão desvalorizado no Brasil quando deveria ser o contrário,educação tem que ser prioridade e infelizmente não é assim!
Sempre digo que Professor é uma das profissões que mais admiro e merecem todo o respeito!
Beijo!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Também sou professora já aposentada... sei bem do que fala em seu post...
Bjm de paz e bem

Lia e Vi disse...

Ah, Sandra é mesmo um absurdo o que fazem com nossos professores.

Parece que eles só são meros ocupadores do tempo dos alunos, e não formadores de pessoas.

Seu sonho é lindo e totalmente plausível, afinal é Deus quem efetua tanto o querer como o realizar não é mesmo ??

E quando for prá lá me mande fotos, muitas fotos, rsrs

bjus 1000 querida e uma semana abençoada prá ti .

Faniquito disse...

É, pessoa linda q eu conheci pessoalmente ( vc), cada vez q venho aqui me emociono. Li teu post anterior e fiquei tão tocada q nem consegui comentar pois me faltaram palavras.
Hoje chego aqui e de novo vc me toca.
Sou de um tempo onde o professor era valorizado e respeitado. Não esqueço as minhas professoras do primário e me marcaram tanto q sei nome e sobrenome de cada uma. Q carinho e dedicação elas tiveram e como marcam a vida das pessoas.
Vc tem uma bela estória de vida e superação...admiro !!!

Beijinhos

Ana

Maria Alice disse...

Oi Sandra!
Prazer em te conhecer! Estarei aqui também, beijos